domingo, 28 de março de 2010

Scrum e o contexto

Quando Scrum se popularizou alguns anos atrás, promoveu uma grande reviravolta na comunidade de desenvolvimento. Isso porque, muito mais do que uma nova metodologia, Scrum prega uma nova abordagem, uma nova filosofia na construção de software - fortemente baseada nas ideias do manifesto ágil.

Quando incentiva práticas como ter um representante do cliente diretamente envolvido no projeto ou manutenção de times auto-gerenciados Scrum influencia diretamente na estrutura, na cultura das organizações – naquilo que convencionou-se chamar de contexto da equipe: o ambiente no qual ela se insere. Obviamente tais mudanças são muito custosas e por vezes impraticáveis.

Com a popularização das metodologias ágeis, e o crescente questionamento em torno de sua real efetividade, surge um grupo que defende mais rigidez na manutenção do contexto da equipe. De acordo com este grupo, estabelecer que um conjunto X de práticas definem uma metodologia ágil, sem levar em consideração o contexto da equipe é, na verdade, um contrassenso. Tais práticas seriam, na verdade, pura burocracia – exatamente uma das coisas que os métodos ágeis buscam eliminar!

Inclusive, vale lembrar que a filosofia ágil não entra no mérito de práticas. O manifesto ágil não fala nada sobre manter o cliente próximo ao time de desenvolvimento ou mesmo sobre ciclos curtos de construção. Esses são conceitos do Scrum e certamente é possível ter um time ágil sem estas características.

Por outro lado, penso que afirmar que a metodologia deve curvar-se ao contexto é descabido. A adoção de uma metodologia ágil requer alguma mudança cultural e na estrutura da organização devido a sua natureza inovadora. Se for para ignorar a abrangência da mudança que a introdução de uma metodologia ágil requer, é melhor nem começar!

O ideal seria, como a maioria das coisas na vida, o caminho do meio: Adaptação do contexto na medida adequada e adoção criteriosa de práticas levando sempre o contexto em consideração. Qual seria então a medida deste equilíbrio? O time sem dúvida. Afinal, não podemos esquecer que indivíduos e sua interação são mais importantes processos e ferramentas.


Referência
 http://xprogramming.com/blog/2009/01/30/context-my-foot/
http://www.noop.nl/2009/02/the-decline-and-fall-of-agilists.html
http://jamesshore.com/Blog/The-Decline-and-Fall-of-Agile.html
http://martinfowler.com/bliki/FlaccidScrum.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário